quarta-feira, outubro 29, 2008

XXIII Torneio de Semi Rapidas da AXGE

Disputou-se ontem na sala da fonte, na Gafanha da Encarnação a 23ª edição do Torneio de Semi-Rapidas da Academia de Xadrez com a presença de 7 atletas, dos quais 6 eram da equipa da casa.

Dos "forasteiros" apenas Vitor Carvalho em representação da ACR de Vale de Cambra esteve presente, ele que até luta para o titulo do circuito "de portas abertas".

O torneio foi muito disputado embora Ricardo Alvarez que regressa em grande forma dominasse por completo vencendo a prova com 6 vitorias em outros tantos jogos.
Vitor Carvalho e Cristiano Tieres ambos com 4 vitorias e 2 derrotas completaram o podium.

A classificação final ficou assim ordenada:

1. Ricardo Alvarez ..... 6
2. Vitor Carvalho ...... 4
3. Cristiano Tieres .... 4
4. Jose Guimaraes ...... 3
5. Uwe Kahler .......... 2
6. Nidia Ribau ......... 1
7. Nelson Ribau ........ 1

Destaque pela negativa, para a prova em noite não de Uwe Kahler, que é o lider do Circuito, mas que apenas fez 2 pontos em 6 possiveis.

Na classificação geral do circuito e a duas provas do seu final Uwe Kahler continua na frente com 10 pontos de vantagem sobre o duo Nidia Ribau e Ricardo Alvarez.
Vitor Carvalho apesar do 2º lugar obtido desceu ao 4º lugar embora apenas a 1 ponto dos segundos.
na 5ª posição Jose Guimaraes alcançou Francisco Castro, no entanto ambos já estão afastados da luta pelo titulo de 2008, já que estão a 24 pontos do lider.
Cristiano Tieres ultrapassou com o seu 3º lugar Nelson Ribau, que se apresenta esta epoca um muita ma forma.

Assim a classificação com 10 provas disputadas:

1. Uwe Kahler ........... 94
2. Nidia Ribau .......... 84
2. Ricardo Alvarez ...... 84
4. Vitor Carvalho ....... 83
5. Francisco Castro ..... 70
6. Jose Guimaraes ....... 70
7. Cristiano Tieres ..... 55
8. Nelson Ribau ......... 48
.. seguem-se mas 9 atletas classificados.

Relativamente ao Torneio Interno que se disputa paralelamente não existiram grandes modificações na classificação que reflete mais ou menos a classificação do Circuito principal.
Destaque para Cristiano Tieres que fruto dos seus bons resultados ocupa agora a 5ª posição por troca com Nelson Ribau.

A luta pelo titulo esta a ser muito disputada curiosamente entre Uwe Kahler e Nidia Ribau, com Ricardo Alvarez um pouco mais atras.

1. Uwe Kahler ...... 82
2. Nidia Ribau ..... 64
3. Ricardo Alvarez . 59
4. Jose Guimaraes .. 54
5. Cristiano Tieres. 42
6. Nelson Ribau .... 30
7. Bruno Gonçalves . 15
8. Marco Salgado ... 14
seguem-se ainda mais 4 atletas com 5 pontos.

A proxima prova XXIV Edição (fazemos 2 anos de prova!!!!) disputa-se no proximo dia 25 de Novembro - 3ªfeira - pelas 21.00 hrs na sala da fonte na Gafanha da Encarnação.

sexta-feira, outubro 24, 2008

V AEJ Chess Open

Realizou-se nos dois primeiros fins de samana de Outubro em S João da Madeira o V AEJ Chess Open que contou com a presença de 3 atletas do AXGE.

Ainda longe da forma ideal, os nossos atletas tentam atraves destas importantes provas do circuito "Terras do Antuã" adquirirem o tempo de jogo necessario para fazer face aos compromissos quer individuais, quer colectivos que nos esperam nos proximos tempos.

A nossa nova atleta Susana Ferreira viria a ser a melhor classificada dos 3, conseguindo um bom 17º lugar com 4 pontos em 7 possiveis, sendo a 2ª classificada feminina atras da sua irmã Ana Margarida Ferreira.
Nidia Ribau classificou-se em 20º lugar com 3,5 pontos sendo a 3ª classificada feminina.
Nelson Ribau, bem longe dos resultados que já nos habituou ficou bem mais atras em 31º lugar com 2,5 pontos, o acabou por ser uma má prestação dados os 40 atletas classificados.

Nos lugares cimeiros ficaram os atletas do GD Dias Ferreira de Matosinhos, Andre Viela no 1º lugar com 6 pontos seguido de Jorge Ferreira com 5,5 pontos sendo o 3º classificado Stephane Silva do clube organizador com 5 pontos.

A proxima prova deste circuito realiza-se já no proximo fim de semana em Carregosa.

Agradeço a todos os atletas da AXGE que desejem participar na prova me contactem o mais rapidamente possivel durante o dia de hoje para que os possa inscrever atempadamente.

quinta-feira, outubro 09, 2008

X Torneio de Rapidas da AXGE

Decorreu no passado dia 07 de Outubro no "OMEGA BAR" sito na Travessa do Rossio 15-17 em Aveiro (junto à famosa Praça do Peixe), a decima edição do torneio de rapidas da AXGE integrada no circuito "de portas abertas" 2008.

Com um clima de festa no exterior, fruto da chegada da vida Universitaria à cidade, o interior do bar reuniu 14 atletas num bom ambiente, apostados em obter um bom resultado.

De saudar o regresso ao nosso convivio dos atletas do Moto Clube do Porto / Alpi, que trouxeram as suas vedetas para que estas se ambientem aos grandes eventos...
Emanuel Sousa, que tinha até então vencido a unica edição de rapidas da AXGE em que tinha participado, as estreias absolutas nas nossas provas - Ricardo Cardoso e Jose Verissimo (este contratação recente ex-AEJ S João da Madeira) e o nosso "velho" amigo e lider deste grupo - Afonso Duarte.

A AXGE tambem tinha surpresas na manga e apresentava os seus mais recentes reforços: Susana Ferreira e Rui Ferreira ambos ex-Galitos.

Tambem estavam presentes e com estatuto de favoritos à vitória final Francisco Castro do AMAS de Guimarães e Gustavo Pires do Clube dos Galitos.

Desta forma estava criado o ambiente ideal para uma noite bem passada.

A prova foi dominada pelo atleta do Moto Clube do Porto / Alpi - Emanuel Sousa, que venceu os 13 jogos disputados saltando para o top 10 do circuito, tendo apenas disputado 2 provas, estando neste momento invicto nas provas de rapidas da AXGE.

Francisco Castro, sempre um dos favoritos à partida ficou desta feita na segunda posição com 11 pontos em 13 possiveis, enquanto que o terceiro clasificado era o estreante Jose Verissimo que terminou com 10 pontos.

Por equipas se tal nos é permitido o Moto Clube do Porto / Alpi foi vencedor com 33 pontos contra os 24 conseguidos pela equipa da casa.

Classificação Final
===================

1. Emanuel Sousa ........ 13
2. Francisco Castro ..... 11
3. Jose Verissimo ....... 10
4. Gustavo Pires ........ 9
5. Ricardo Cardoso ...... 7
6. Rui Ferreira ......... 7
7. Uwe Kahler ........... 6
8. Jose Guimaraes ....... 6
9. Susana Ferreira ...... 5
10. Ricardo Alvarez ..... 5
11. Cristiano Tieres .... 4
12. Nidia Ribau ......... 4
13. Afonso Duarte ....... 3
14. Nelson Ribau ........ 1

Na classificação geral do Circuito de 2008 e quando faltam apenas 2 provas para o final a luta pelas primeiras posições mantem-se acessa com Francisco castro a aproximar-se dos lugares cimeiros.
Com a excepção de Emanuel Sousa que saltou para a 9ª posição, não houve no entanto alterações significativas na classificação geral, que fruto de uma maior presença nas provas é dominada pelos dois atletas da casa - Uwe Kahler e Jose Guimaraes.

A clasificação geral é a seguinte:

1. Uwe Kahler ............. 101
2. Jose Guimaraes ......... 93
3. Francisco Castro ....... 88
4. Ricardo Alvarez ........ 74
5. Cristiano Tieres ....... 60
6. Nidia Ribau ............ 37
7. Nelson Ribau ........... 35
8. Vitor Carvalho ......... 34
9. Emanuel Sousa .......... 30
10. Ana Ferreira .......... 26
...

seguem-se mais 15 atletas classificados


Na classificação do Torneio Interno de Rapidas 2008 a classificação está asim ordenada.:

1. Uwe Kahler .......... 82
2. Jose Guimaraes ...... 74
3. Ricardo Alvarez ..... 59
4. Cristiano Tieres .... 49
5. Nelson Ribau ........ 33
6. Nidia Ribau ......... 32
7. Marco Salgado ....... 14
8. Rui Ferreira ........ 10
9. Fabio Paixão ........ 6
10. Susana Ferreira .... 6
11. Bruno Gonçalves .... 4
12. Telmo Martins ...... 4
13. João Pereira ....... 3

A proxima prova disputa-se no proximo dia 4 de Novembro, terça-feira, de novo no "OMEGA BAR" (Travessa do Rossio 15-17 - Aveiro - junto à praça do peixe !!)
pelas 21.00 hrs.

Agradecemos desde já a vossa presença.

sexta-feira, outubro 03, 2008

XIX Torneio Aberto de Vale de Cambra - Memorial Pedro Parcerias

É com estranheza que escrevo este titulo, sobretudo quando um toneio de homenagem à sua memoria, é de alguem que conhecia bem e de alguem que era mais jovem que eu.

Privei na juventude com o Pedro.
Jogavamos no mesmo clube.
Andei na escola com o seu irmão José. Era amigo dos seus irmãos Tiago e Luis. Naquele tempo em que todos "viviamos" na Quinta Seca de vastas paisagens, sem outros prédios em volta.
Campos e muito ar puro...

O Pedro era mais ambicioso que o nosso nucleo mais duro, iria mais longe...
O futuro separou todo o grupo, não o voltei a ver.

Soube noticias dele por um amigo comum o Paulo Felizes, companheiro de clube no ACR de Vale de Cambra.
Soube-o casado, pai, com actividades na Belgica, pais com o qual tambem mantenho fortes relações.
Mais tarde sobre do sucedido...

Paz à sua alma...

Infelizmente a transição da data do Torneio de Maio para Setembro fez com que esta ultima tenha encontrado o nosso clube ainda sob os efeitos da inercia pós férias.

Daí que a um Torneio de nivel europeu a AXGE este ano apenas se fez representar por um atleta. - Ricardo Alvarez

Ricardo obteve um meritorio 86º lugar entre 170 participantes, com 4,5 pontos.

A vitória coube ao actual campeão europeu o Holandes Sergey Tiviakov com 8 pontos, seguido do Servio Aleksa Strikovic, o Argentino Alejandro Hoffmann e o melhor Portugues Diogo Fernando, a representar o clube da casa ACR Vale de Cambra, todos com 7,5 pontos.

quinta-feira, outubro 02, 2008

XXII Torneio de semi-rapidas do AXGE

Era com enorme expectativa que se aguardava a XXII edição do torneio de semi-rapidas do AXGE dado que na liderança se encontravam 4 atletas separados por apenas 2 pontos.

No entanto tal não se veio a verificar dado a ausencia de 3 desses atletas - Francisco Castro, Vitor Carvalho e Ricardo Alvarez, não compareceram à chamado, bem como José Guimaraes que poderia ter aproveitado esse facto, mas que tambem por doença não compareceu.

Caminho aberto pois para Uwe Kahler que assim consolidou a sua posição de lider ao vencer a prova sem grande oposição.
Surpreendentemente ou talvez não, Nidia Ribau ultrapassou a concorrencia assumindo a segunda posição.

Cristiano Tieres completou o podium.

Foi com satisfação que vimos regressar a esta casa o atleta Nicholas Anastacio que ficou na 4ª posição.

Classificação Final:

1. Uwe Kahler ......... 3,5
2. Nidia Ribau ........ 3
3. Cristiano Tieres ... 2
4. Nicholas Anastacio . 1
5. Nelson Ribau ....... 0,5

A classificação geral do circuito apos 9 provas está assim ordenada:

1. Uwe Kahler ........ 86
2. Nidia Ribau ....... 77
3. Vitor Carvalho .... 70
4. Francisco Castro .. 70
5. Ricardo Alvarez ... 69
6. Jose Guimaraes .... 60
7. Cristiano Tieres .. 44
8. Nelson Ribau ...... 42
9. Marcelo Sousa ..... 29
10. Bruno Gonçalves .. 20
...
encontram-se mais 7 atletas classificados.

Luta intensa pelas posições cimeiras. Uwe Kahler é claramente favorito, mas Francisco Castro, Vitor Carvalho, Ricardo Alvarez e mesmo a jovem Nidia Ribau podem ter uma palavra a dizer.

A nivel interno e com os resultados obtidos a classificação esta assim ordenada:

1. Uwe Kahler ....... 65
2. Nidia Ribau ...... 60
3. Ricardo Alvarez .. 49
4. Jose Guimaraes ... 47
5. Nelson Ribau ..... 36
6. Cristiano Tieres . 34
7. Bruno Gonçalves .. 15
8. Nicholas Anastacio 6
9. Fabio Paixão ..... 6
10. Marco Salgado ... 5
11. Telmo Martins ... 5
12. Paulo Pacheco ... 5

A proxima prova realiza-se no dia 28 de Outubro (terça-feira) pelas 21.00 hrs na sala da fonte na Gafanha da Encarnação.

IX Torneio de Rapidas da AXGE de "Portas Abertas"

Disputou-se no passado dia 23 de Setembro mais uma edição, desta feita a nona do torneio de rapidas da AXGE.
Com muita gente ainda a gozar os ultimos dias de férias e outros ainda sem ritmo competitivo não respondendo à chamada, foram apenas 7 os atletas que se apresentaram a jogo.
Ausencias notadas de Francisco Castro entre os atletas forasteiros e entre os da casa Ricardo Alvarez e Nidia Ribau atletas que estão dentro do top 6.
Assim o torneio disputou-se numa unica serie todos contra todos tendo sido muito equilibrado.
A vitoria sorriu a Susana Ferreira que assim se estreou nos torneio de rapidas da AXGE com uma vitória, mostrando estar em grande forma nesta pre-epoca.
Uwe Kahler que é o lider do circuito foi a desilução da prova terminando apenas em 6º lugar.

Classificação final:

1. Susana Ferreira .... 4,5
2. Vitor Carvalho ..... 4
3. Jose Guimaraes ..... 3,5
4. Cristiano Tieres ... 3,5
5. Ana Ferreira ....... 3
6. Uwe Kahler ......... 2,5
7. Nelson Ribau ....... 0

A classificação geral do circuito é agora a seguinte:

1. Uwe Kahler ........ 95
2. Jose Guimaraes .... 88
3. Francisco Castro .. 75
4. Ricardo Alvarez ... 71
5. Cristiano Tieres .. 58
6. Nidia Ribau ....... 36
7. Vitor Carvalho .... 34
8. Nelson Ribau ...... 34
9. Ana Ferreira ...... 26
10. Marco Salgado .... 21
..
encontram-se ainda mais 11 atletas classificados.

Aqui e a 3 provas do fim não houve alterações significativas na classificação que continua a ser dominada por Uwe Kahler com Jose Guimaraes a seguir de muito perto.
Francisco Castro e Ricardo Carvalho continuam a menter acesas as aspirações de conquitar o titulo de 2008.

Lembramos que as 9 edições da prova tiveram até aqui os seguintes vencedores:

Francisco Castro .... 5 vitórias
Uwe Kahker .......... 2 vitórias
Emanuel Sousa ....... 1 vitória
Susana Ferreira ..... 1 vitória

Quando ao interno do AXGE e com os resultados da 9ª edição, a classificação geral está assim ordenada:

1. Uwe Kahler ........ 74
2. Jose Guimaraes .... 67
3. Ricardo Alvarez ... 54
4. Cristiano Tieres .. 47
5. Nelson Ribau ...... 31
6. Nidia Ribau ....... 29
7. Marco Salgado ..... 14
8. Fabio Paixão ...... 6
9. Bruno Gonçalves ... 4
10.Telmo Martins ...... 4
11.João Pereira ...... 3

Sem alterações na classificação geral a prova é tambem dominada pot Uwe Kahler e Jose Guimaraes sendo Ricardo Alvarez o ultimo do podium.

Chamamos a atenção para que o circuito AXGE de "Portas Abertas" tem os dois sentidos os seja estamos sempre receptivos a receber todos os jogadores que gostarem de jogar xadrez na nossa casa, mas que tambem estamos receptivos a estender a prova a outras casas.

Assim a proxima edição vai realizar-se em Aveiro no "OMEGA-BAR" sito na travessa do Rossio 15-17 (proximo da praça do peixe) no proximo dia 07 de Outubro pelas 21.00 hrs.

Dado ser a nossa primeira experiencia fora de portas e dado ser num sitio privilegiado da cidade agradecemos a presença de todos.