sábado, outubro 24, 2009

Susana Ferreira no Campeonato do Mundo de Sub-20

Abaixo publico na integra o primeiro texto recebido da Susana Ferreira, para que em primeira mão fiquem a saber o que se vai passando na Argentina na primeira pessoa.

Antes de iniciar a descrição do dito “Mundial”, vou começar pelo início, a viagem. Esta foi composta por 3 viagens de avião: Lisboa - Madrid, a grande viagem desde Madrid a Buenos Aires (cerca de 12horas de viagem!) onde já se via xadrezistas e por fim Buenos Aires – Trelew (cidade da Patagónia a cerca de 65km de Puerto Madryn - a cidade onde se realiza o campeonato). Neste aeroporto, esperava-nos a organização do torneio que nos levou (cerca de 30 xadrezistas) em autocarros, para o Hotel. Correu tudo como previsto: nem as viagens, a língua, a diferente moeda ou as 5h de diferença foram problema!

No dia seguinte de manhã, tratava-se das credenciais e últimos pormenores para o começo, tão esperado, do Mundial de “Ajedrez”. Para grande admiração, logo nessa manhã, vi um famoso jogador - “Lider” da prova - o antigo campeão Mundial de xadrez inglês Nigel Short (2706)!

Os participantes no torneio são de várias nacionalidades: isso traduz-se nos traços físicos, vestuário e língua – não só o inglês: o castelhano é um dos principais idiomas utilizados. É um ambiente calmo e de concentração, este que envolve o torneio, como assim é exigido.

A comitiva portuguesa é composta por mim e pelo Vasco Ramos, embora já tenhamos sido “apadrinhados” pela comitiva brasileira que nos acolheu muito bem – assim só falamos português!

Finalmente Xadrezisticamente falando, nas primeiras rondas já ocorreram ditas “surpresas”: no que toca ao campeonato feminino, a indiana n.º1 do torneio Mary Ann Gomes (2396) perdeu o primeiro jogo, e na 2ª ronda masculina, o GM Maxime Vachier-Lagrave (2718) também cedeu meio ponto. Até agora, lidera o torneio (com mais elo) Maxim Rodshtein (2623) e a WIM Olga Kalinina (2229) .

Tanto eu como o outro xadrezista português Vasco Ramos perdemos os dois primeiros jogos, para adversários mais cotados em elo, tendo sido jogos disputados, mas mostraram-se claramente mais fortes. Na terceira ronda fiquei de “fora” e Vasco Ramos fez uma boa partida e acabou mesmo por vencer o seu jogo a um jogador sul africano Anant Dole com 2068 de elo, fazendo assim com que ambos tenhamos 1 ponto em 3 possíveis.

Nesta 4ª ronda, jogo de pretas com a “amiga” brasileira Janine Martinez (1945) e Vasco Ramos com o grego Ioannis Stavrianakis (2273), esperando-nos assim, jogos equilibrados para a sessão de hoje.

Susana Ferreira

quinta-feira, outubro 22, 2009

Campeonato Mundial de Sub-20

Começou ontem a disputar-se em Puerto Madryn na Patagonia - Argentina o Campeonato Mundial de Sub-20 em Xadrez que conta com a presença da nossa atleta Susana Ferreira.

Procuraremos dar aqui noticias actualizadas sobre o Campeonato e em especial sobre a Susana Ferreira.

Ontem decorreu a cerimonia de abertura estando hoje previsto o começo efectivo da prova. Susana Ferreira é à partida a 52ª atleta do ranking em 55 presentes, numa prova em que a numero 1 é a Indiana Ann Mary Gomes.

Alteração ao local do Torneio de Rápidas

Chamamos a atenção de todos os interessados que a partir da próxima prova de Rapidas integrada no Circuito de Rapidas AXGE de "Portas Abertas" 2009 e que se disputa na próxima 3ª feira dia 27 de Outubro, a mesma passa a ser disputada na nossa sede, na SALA DA FONTE na GAFANHA DA ENCARNAÇÃO em vez do "Omega Bar" em Aveiro, como tem sido habitual.

Aos responsáveis do "Omega Bar" pela colaboração dispensada neste periodo em que as provas se realizaram no seu espaço o nosso muito obrigado.

Ficará sempre em aberto a oportunidade de um dia mais tarde lá se voltar...

XXXV Torneio de Semi-Rapidas da AXGE

Disputou-se na passada 3ª feira na Sala da Fonte na Gafanha da Encarnação, mais uma edição do Torneio de Semi-Rapidas da AXGE - a 35ª, integrada no Circuito de Portas Abertas 2009.

Com o final do Circuito de 2009 a aproximar-se, foram 7 os atletas que se apresentaram a disputar a vitória no Torneio.

Francisco Castro o favorito à partida dominou o torneio tendo apenas cedido um ponto, enquanto Nidia Ribau em excelente forma ocupou a segunda posição.
Para a posição final do pódio verificou-se um empate entre Uwe Kahler e Nelson Ribau, com o desempate a sorrir ao primeiro.

Destaque pela negativa para José Guimarães que terminou a prova apenas com 0,5 pontos nos 6 possíveis.

Classificação Final:

1. Francisco Castro ...... 5
2. Nidia Ribau ........... 4,5
3. Uwe Kahler ............ 3,5
4. Nelson Ribau .......... 3,5
5. Cristiano Tieres ...... 2
6. José Marques .......... 2
7. José Guimarães ........ 0,5

Para a Classificação geral do Circuito de "Portas Abertas" 2009 e com apenas 2 provas para disputar, Uwe Kahler está muito perto de repetir a sua vitória de 2008, tendo neste momento 26 pontos de vantagem sobre José Guimarães.
No entanto ambos têm já completos os seus 10 resultados validos para a classificação final, razão pela qual Uwe é já virtualmente vencedor.
Cristiano Tieres está a 15 pontos do segundo lugar mas pode marcar os resultados na sua totalidade pelo que na realidade esse lugar está ao seu alcance.
Destaque ainda para a Nidia Ribau que com um começo de época em excelente forma ocupa agora o 4º lugar em parceria com a Susana Ferreira, que recorde-se não compareceu por estar neste momento na Argentina a disputar o Campeonato Mundial de Sub-20.


Circuito Portas Abertas - 2009
Classificação Geral após 10 provas

1. Uwe Kahler ......... 131
2. José Guimarães ..... 105
3. Cristiano Tieres ... 90
4. Nidia Ribau ........ 67
5. Susana Ferreira .... 67
6. Nelson Ribau ....... 64
7. Francisco Castro ... 43
8. José Marques ....... 30
9. André Viela ........ 15
10. Rui Ferreira (Pai). 13
11. Rui Ferreira ...... 11
12. Ana Ferreira ...... 10
13. Alex Duarte ....... 8
14. Fábio Paixão ...... 8
15. Milene Marques .... 4

A próxima prova de semi-rapidas disputa-se na Sala da Fonte na Gafanha da Encarnação no próximo dia 17 de Novembro (3ª feira) pelas 21.00 hrs.

segunda-feira, outubro 12, 2009

VI AEJ Chess FIDE Open

Disputou-se entre os passados dias 1 e 5 de Outubro em S João da Madeira o VI FIDE Chess Open da AEJ.

O torneio, o primeiro de partidas clássicas a ser disputado no distrito na corrente época, contou com a presença de 71 atletas em representação de 18 clubes que jogaram em sistema suisso 7 jornadas.
Destaque á partida para os 3 atletas titulados - António Frois da AX Gaia, Vasco Diogo do NX Faro e o atleta da Casa Stephane Silva.

A AXGE apresentava-se com 5 atletas: Susana Ferreira, Nidia Ribau, Nelson Ribau, Cristiano Tieres e José Marques.

No final das 7 jornadas disputadas um trio acabaria por terminar com 6 pontos tendo então a vitória sorrido a Andre Viela do GD Dias Ferreira, seguido do seu companheiro de equipa, Jorge Ferreira, tendo Antonio Frois terminado na 3ª posição.
O melhor classificado do distrito foi Stephane Silva em 5º lugar.

Os atletas da AXGE tiveram um óptimo desempenho para começo de época demonstrando estar em plano de muita igualdade.
Nidia Ribau acabaria por surpreendentemente ser a melhor da equipa ao terminar com 4,5 pontos na 19ª posição vencendo a classificação feminina.

Todos os restantes terminaram com 4 pontos: Cristiano Tieres na 22ª posição, Nelson Ribau em 24º, Susana Ferreira em 28º e José Marques em 30º.

Por esse facto a equipa obteve um óptimo 3º lugar.

Assim, classificação Final Individual:

1. Andre Viela (GDDF) ....... 6
2. Jorge Ferreira (GDDF) .... 6
3. António Frois (AXGaia) ... 6
4. Nuno Maltez (AACoimbra) .. 5
5. Stephane Silva (AEJ) ..... 5
6. vasco Diogo (NXFaro) ..... 5
7. Nuno Guerreira (NXFaro) .. 5
8. Orphe Bolhari(AMAS) ...... 5
9. Dinis Furtado (CGalitos) . 5
10. Amadeu Santos (CXAlekhine)5
...
19. Nidia Ribau (AXGE) ...... 4,5 - 1ª Feminina
22. Cristiano Tieres (AXGE) . 4
24. Nelson Ribau (AXGE) ..... 4
28. Susana Ferreira (AXGE) .. 4
30. José Marques (AXGE) ..... 4


Colectivamente a classificação ficou assim ordenada

1. GD Dias Ferreira .. 21
2. Clube dos Galitos . 18,5
3. AX Gaf.Encarnação . 16,5
4. AEJ SJ Madeira .... 16
..

Destaque final para o bloco FIDE obtido por Cristiano Tieres de 1773 pontos.

sexta-feira, outubro 02, 2009

XXI Torneio de Rapidas da AXGE

Disputou-se na passada 3ª feira dia 29.09 no "Omega" Bar em Aveiro, a 21ª edição do Torneio de Rápidas da AXGE que teve a presença de 8 atletas.

Destaque para a estreia absoluta de Francisco Carmo e para o regresso de Bruno Coutinho. A prova disputou-se no sistema de todos contra todos a 1 volta.

Francisco Castro, principal favorito e lider do Circuito de Portas Abertas 2009, não deixou os créditos por mãos alheias e dominou claramente a prova contando por vitórias os jogos disputados.
Cristiano Tieres mostrou estar em boa forma ficando na segunda posição apenas tendo averbado uma derrota contra o vencedor da prova.
Para fechar o podio ficou José Guimarães que assim se mantem na luta pela liderança do Circuito 2009.

Classificação Final:

1. Francisco Castro .... 7
2. Cristiano Tieres .... 6
3. José Guimarães ...... 4,5
4. Susana Ferreira ..... 4
5. Nidia Ribau ......... 3
6. Nelson Ribau ........ 2
7. Bruno Coutinho ...... 1
8. Francisco Carmo ..... 0,5

Desta forma a classificação geral do Circuito AXGE de Portas Abertas 2009, após a realização de 10 provas é a seguinte:

1. Francisco Castro ...... 105
2. José Guimarães ........ 100
3. Cristiano Tieres ...... 81
4. Susana Ferreira ....... 71
5. Uwe Kahler ............ 60
6. Nidia Ribau ........... 40
7. Nelson Ribau .......... 28
8. Bruno Coutinho ........ 13
9. Fabio Paixão .......... 11
10. João Portal .......... 8
11. Fernando Leitão ...... 8
12. Rui Ferreira (Pai) ... 8
13. Vitor Carvalho ....... 7
14. José Marques ......... 7
15. Bruno Gonçalves ...... 6
16. Francisco Carmo ...... 5

A proxima prova de Rapidas disputa-se no dia 27 de Outubro de 2009 (3ª feira), pelas 21.15 hrs. no Omega Bar em Aveiro.