terça-feira, janeiro 25, 2011

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - 3ª Jornada

Disputou-se no passado dia 22 de Janeiro na sala da fonte na Gafanha da Encarnação o encontro referente à 3ª Jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Tendo como referencia o ano de 2010 a AXGE recebeu tambem à 3ª Jornada a A.A. Coimbra II, tendo averbado um empate a 2 com o nosso ex-jogador Rui Ferreira e Nelson Ribau a vencerem as suas partidas.

Desta feita a equipa voltava a apresentar a mesma constituição da 1ª jornada regressando Ricardo Alvarez e saindo José Marques.
Cristiano Tieres que foi um atleta importante em 2010, tendo disputado 6 das 7 partidas, continua a aguardar a sua estreia na prova.

A AA Coimbra II apresentou uma equipa capitaneada por Nuno Maltez, com João Sousa e Luis Rodrigues (jogaram ambos em 2010 contra a AXGE e venceram as suas partidas) e o muito jovem Afonso Costa.




A AXGE começou bem com José Guimarães a impor o seu jogo frente a Afonso Costa, em menos de 1 hora, colocando o resultado em 1-0.
Este atleta deu a replica possivel sendo de salientar a sua presença com a sua idade na equipa da AA Coimbra.



Todos os restantes encontros foram bem mais equilibrados e demorados.
Já com mais de 3,5 horas de jogo Uwe Kahler e Nuno Maltez empatavam o seu jogo por repetição de lançes, enquanto um pouco mais tarde Ricardo Alvarez em posição desesperada abandonava a sua partida frente a João Sousa colocando o resultado em 1-1.
Nelson Ribau com um jogo complicado mas em vantagem frente a Luis Rodrigues poderia ter colocado a AXGE em vantagem, mas o seu adversário com uma boa combinação, coloca-o num final dificil com Torre vs tres peoes que terminaria empatada.




Assim

AX Gafanha da Encarnação - 1 A.A. Coimbra II - 1

(1) Uwe Kahler - Nuno Maltez ..... =-=
(2) Ricardo Alvarez - João Sousa . 0-1
(3) Nelson Ribau - Luis Rodrigues. =-=
(4) José Guimarães - Afonso Costa. 1-0

Outros resultados da Serie B

AEJ S João da Madeira - CX Montemor-o-Velho II .. 3-1
Assembleia Figueirense - ACR Vale de Cambra II .. 0-1
AX Mamede Diogo - AX Benedita ................... 2-1

Destaque para a primeira vitória da ACR Vale de Cambra e logo contra um dos lideres da prova, embora esta vitória tenha sido muito suada e pela margem minima.
Destaque tambem para a primeira vitoria da AX Mamede Diogo sobre a AX Benedita que continua sem pontuar.
A AEJ S João da Madeira é a grande surpresa da prova com Stephane Silva e Claudio Sá em grande com 3 pontos em 3 jogos, tendo agora vencido o CX Montemor-o-Velho II.

Classificação Geral

1. AEJ S João da Madeira .... 9
2. Assembleia Figueirense ... 7
3. AA Coimbra II ............ 7
4. CX Montemor-o-Velho II ... 6
5. ACR Vale de Cambra II .... 6
6. AX Gafanha da Encarnação . 5
7. AX Mamede Diogo .......... 5
8. AX Benedita .............. 3

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - 2ª Jornada

Num fim-de-semana de jornada dupla, e tendo defrontado no dia anterior o ACR Vale de Cambra a AXGE deslocava-se nesse domingo dia 16 de Janeiro de 2011 a Montemor-o-Velho para defrontar a equipa local.

Ricardo Alvarez era baixa de vulto após ter triunfado na 1ª jornada não podia estar presente tendo sido assim substituído por José Marques.

Assim a AXGE partia para Montemor esperançada num bom resultado, cientes no entanto do forte valor do adversário que no ano anterior nos tinha vencido por um concludente 3-0 (apenas Susana Ferreira tinha conseguido um empate).



O jogo foi de novo muito equilibrado com as posições a serem definidas novamente a ficarem definidas após as 3 horas de jogo.
José Marques foi o primeiro a ceder num final de peões frente a João Cruz, colocando o resultado em 1-0.

Pouco depois foi a vez de Uwe Kahler ceder num jogo estranho e surpreendente frente a Pedro Cardoso, colocando o resultado em 2-0.



Pouco mais havia a fazer Nelson Ribau tinha um jogo complicado e indefinido frente a Carlos Mendes e aceitava um empate que selava a derrota da nossa equipa.
Ficava em jogo José Guimarães com uma posição difícil de defender mas que a certa altura pareceu possível de empatar num final por cheque perpetuo, no entanto João Maduro levou a melhor e colocou um ponto final no resultado - 3-0.



De novo curiosamente o mesmo resultado que obtivemos no ano transacto.

Assim

CX Montemor-o-Velho II - 3 AX Gafanha da Encarnação - 0

(1) Pedro Cardoso - Uwe Kahler ...... 1-0
(2) Carlos Mendes - Nelson Ribau .... =-=
(3) João Maduro - José Guimarães .... 1-0
(4) João Cruz - José Marques ........ 1-0

Outros resultados da serie B

AA Coimbra II - AX Mamede Diogo ................. 3-0
ACR Vale de Cambra II - AEJ S João da Madeira .. 2-1
AX Benedita - Assembleia Figueirense ............ 1-3

De novo tal como no ano anterior a AEJ a vencer a ACR Vale de Cambra e a ocupar a liderança na companhia da Assembleia Figueirense que voltou a vencer desta feita na Benedita.
A AX Mamede Diogo foi de novo derrotada agora na deslocação a Coimbra ocupando assim os últimos lugares na companhia da AX Benedita.

Classificação Geral

1. Assembleia Figueirense .... 6
2. AEJ S João da Madeira ..... 6
3. AA Coimbra II ............. 5
4. CX Montemor-o-Velho II .... 5
5. ACR Vale de Cambra II ..... 4
6. AX Gafanha da Encarnação .. 4
7. AX Benedita ............... 2
8. AX Mamede Diogo ........... 2

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Serie B - 1ª Jornada

À AXGE no inicio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de 2011 coube em sorte na jornada inaugural receber na nossa sala os vencedores da nossa serie no ano anterior - o ACR de Vale de Cambra II.

Lembro que no ano de 2010 o ACR Vale de Cambra apenas cedeu uma derrota e um empate.
Foi derrotada pela AEJ de S João da Madeira e empatou precisamente aqui na Gafanha da Encarnação contra a nossa formação.
Destaque nessa equipa da ACR de Vale de Cambra para Ana Margarida Ferreira que conseguiu 6,5 pontos em 7 possíveis e Alberto Ferreira que fez 5 pontos em 5 jogos!

Assim no passado dia 15 de Janeiro de 2011, a equipa do ACR Vale de Cambra apresentou-se de novo capitaneada por Paulo Felizes, mantendo Ana Margarida mas apresentando dois novos elementos - João Cadillon e o NM Pedro Silva.
Alberto Ferreira e José Nogueira estavam presentes, mas no banco...




A AXGE apresentava Uwe Kahler e Nelson Ribau que tinham estado presentes no jogo de 2010, e os regressados Ricardo Alvarez e José Guimarães que no ano anterior não tinham feito qualquer jogo.

O jogo foi muito equilibrado e só após cerca de 3 horas e meia se começaram a definir posições.

A AXGE estava melhor e Ricardo Alvarez no tabuleiro 2 vencia a sua partida frente a Ana Margarida Ferreira, colocando o resultado em 1-0.
Um pouco depois era a vez de Nelson Ribau levar a melhor sobre João Cadillon e colocar o resultado em 2-0.




Mas depois os restantes jogadores não conseguiram manter o resultado tendo já quase perto das 4 horas de jogo José Guimarães perdido frente a Pedro Silva e uns instantes depois era a vez de Uwe Kahler ser derrotado frente a Paulo Felizes e colocar o resultado final num empate a 2 pontos, curiosamente o resultado do ano anterior.




Assim:

AX Gafanha da Encarnação - 2 ACR Vale de Cambra II - 2

(1) Uwe Kahler - Paulo Felizes ..... 0-1
(2) Ricardo Alvarez - Ana Ferreira . 1-0
(3) Nelson Ribau - João cadillon ... 1-0
(4) José Guimarães - Pedro Silva ... 0-1

Outros resultados da serie B

CX Montemor-O-Velho II - AA Coimbra II ... 2-2
AEJ S João da Madeira - AX Benedita ...... 3-0
Assembleia Figueirense - AX Mamede Diogo . 3-0

O Confronto entre as equipas de Montemor e de Coimbra era uma reedição do ultimo jogo de 2010, decisivo ao seu tempo para definir a equipa que desceria e que nessa altura terminou com a vitoria da equipa visitante por 2-1 ditando a descida da equipa de Montemor que se viu repescada para a disputa desta serie da 2ª Divisão, fruto da descida (desistência?) do SO Marinhense, desta feita o confronto saldou-se por um empate a 2 o que coloca ambas em boa posição.

Estreia de salientar da equipa da Figueira da Foz – Assembleia Figueirense, com uma concludente vitória sobre outro estreante o AX Mamede Diogo de Peniche.
Vitória também concludente da AEJ com a prata da casa, sobre outro estreante a AX Benedita.
Lembro que a AEJ não perdeu as ultimas 4 partidas do Campeonato em 2010, sendo assim esta a 5 vitória consecutiva neste Campeonato.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Circuitos AXGE de Portas Abertas 2011

Como é já do conhecimento de todos, os Torneios semanais que se disputavam todas as terças-feiras no ambito dos Circuitos "AXGE de Portas Abertas - 2010" foram descontinuados.

Por varias razões que foram devidamente apresentadas em seu devido tempo, não fazia mais sentido realizar tantas provas, algumas sem aceitação mesmo por parte dos nossos atletas.

Assim e conforme novo regulamento de provas que se anexa, as mesmas terão as seguintes datas (vão passar a realizar-se uma vez por trimestre à sexta-feira, de modo a atrair atletas de outros clubes).

Rápidas

1ª prova .. 4 de Fevereiro
2ª prova .. 6 de Maio
3ª prova .. 1 de Julho
4ª prova .. 7 de Outubro

Semi-Rapidas

1ª prova .. 25 de Março
2ª prova .. 17 de Junho
3ª prova .. 30 de Setembro
4ª prova .. 25 de Novembro

Xadrez 960

Será realizada uma prova unica que apurará o Campeão de 2011 que se disputará dia 15 de Abril.

Todas as provas tem lugar pelas 21.00 hrs na sala da fonte.

Os respectivos regulamentos podem ser consultados em www.axgediario.blogspot.com
cujo acesso se pode obter tambem clicando no primeiro link na coluna direita - axgejornal.

terça-feira, janeiro 11, 2011

2ª Divisão Nacional - Época 2010/11

Efectuou-se ontem dia 10.01, na sede da FPX em Lisboa o sorteio da series das 2ª e 3ª Divisão Nacional para a época 2010/11.

A AXGE ficou na serie B da 2ª Divisão e tem agendados os seguintes encontros:

Dia 15.01 - AXGE - ACR Vale de Cambra II
Dia 16.01 - CX Montemor-o-Velho II - AXGE
Dia 22.01 - AXGE - AA Coimbra II
Dia 19.02 - AXGE - AEJ S João da Madeira
Dia 26.02 - Assembleia Figueirense - AXGE
Dia 26.03 - AXGE - AX Mamede Diogo
Dia 27.03 - AX Benedita - AXGE

terça-feira, janeiro 04, 2011

XII Torneio de Xadrez 960 da AXGE

Terminamos os nossos torneios de 2010 e respectivos Circuitos, com a realização da 12ª prova de Xadrez 960, no passado dia 28 de Dezembro.

Como bem sendo habitual neste período e com a classificação dos Circuitos de 2010 definida a adesão foi quase nula, tendo neste ultimo torneio se resumido à presença de José Guimarães e de Nelson Ribau, pelo que a prova foi disputada em sistema de match à maior de cinco partidas.

A vitória sorriu a José Guimarães que venceu por 3-1.

A Classificação Final do Circuito foi a seguinte:

1. José Guimarães ... 142
2. Nelson Ribau ..... 130
3. Uwe Kahler ....... 99
4. José Marques ..... 39
5. Cristiano Tieres . 34
6. Michael Ruzhonsky. 15
7. Milena Marques ... 15
8. Fábio Paixão ..... 11

A vitória coube assim a José Guimarães que venceu 6 das 11 provas que disputou, tendo Nelson Ribau vencido 3, Uwe Kahler 4 enquanto Michael Ruzhonsky venceu a única prova em que participou.
De notar que os três primeiros classificados venceram uma das provas (a de Novembro) empatados no primeiro lugar.

Dada a fraca adesão a este tipo de prova a mesma será em 2011 descontinuada, realizando-se apenas um torneio anual que terá lugar em meados de Maio de 2011.