quarta-feira, março 19, 2014

Campeonato Nacional de Equipas - Antevisão



Disputa-se no próximo fim de semana em Montemor-o-Velho a primeira de duas jornadas concentradas o que se traduz no inicio da segunda fase do Campeonato e que será decisivo para algumas das cores em confronto.

Mas vejamos as equipas uma a uma:


Clube dos Galitos
1º Lugar com 9 pontos
9 pontos de tabuleiro

Prevê-se um fim de semana tranquilo para a jovem formação do Clube dos Galitos.
Partindo claramente como favorito à vitoria no torneio, não manifestou até ao momento qualquer dificuldade em vencer os adversários que se lhe apresentaram.
Defrontam agora as formações mais débeis da serie (AX Pedro Hispano B e ADAC) qualquer uma delas sem qualquer vitoria até aqui e não devem ter dificuldade em sair de Montemor com a liderança cimentada e quem sabe a um pequeno passo do titulo.
João Valente com 2,5 pontos é o jogador mais utilizado.




CX Montemor-o-Velho B
2º Lugar com 8 pontos
10 pontos de tabuleiro

O CX Montemor vem de um surpreendente empate frente à formação dos Corvos do Lis de leiria, caso contrario partilhavam a liderança da prova com o Clube dos Galitos.
Ainda assim dependem apenas de si próprios para conseguir vencer esta serie mas para tal este fim de semana parece ser decisivo.
Defronta no sábado a jovem equipa do Colégio Português B e no domingo a nossa formação.
O favoritismo recai sobre os homens da casa, mas poderá haver surpresas, dada a boa forma em que se apresentam os seus adversários.
Duas vitórias nesses dois jogos davam ao clube de Montemor alento para uma verdadeira final com o Clube dos Galitos a disputar na penúltima jornada.
Totalistas e com 2,5 pontos em 3 possíveis temos João Maduro e Carlos Mendes. 

CX Colégio português B
3ª lugar com 7 pontos
9 pontos de tabuleiro

O jovem formação do Colégio Português B, chega a esta segunda fase surpreendentemente na terceira posição, fruto de duas vitorias e uma derrota (esta ultima frente a formação da AA Coimbra C).
É um facto que ainda não defrontou os favoritos ao titulo, mas tem apresentado resultados que moralizam a equipa de tal forma que é merecedora do respeito dos seus adversários.
No sábado têm uma prova de fogo frente à equipa da casa, que tal como apontei acima é favorita à vitoria, mas se aqui acontecer uma surpresa então esta jovem formação pode desde logo sonhar com outros voos.
No domingo defrontam a equipa dos Corvos do Lis, que estão a fazer um optimo torneio apenas tendo sido derrotados pela formação líder.
Penso que neste ultimo encontro o equilíbrio será a nota dominante, embora a nível de moralização dos atletas o resultado do dia anterior possa ter muita influencia.
João Silva é o Key player com 3 pontos em 3 jogos.


 
 
 
 
Novo Estrela da Gafanha da Encarnação
4º Lugar com 7 pontos
8 pontos de tabuleiro
 
Também apenas com uma derrota na primeira jornada e frente ao líder da prova a nossa formação tem pela frente um fim de semana decisivo.
Certo é já, no entanto que não poderemos apresentar a nossa melhor formação o que vai condicionar a nossa participação na prova, especialmente no domingo onde defrontamos a equipa da casa num jogo que poderia ser mais equilibrado do que eventualmente será.
No entanto é de supor que estaremos confiantes para tudo fazer para trazer os melhores resultados possíveis, até porque a equipa tem uma serie de segundas linhas equilibrada e que pode fazer bons jogos.
Assim seremos favoritos no sábado ao defrontar o ADAC enquanto que no domingo, claramente teremos de defrontar a equipa da casa à espera de uma surpresa, para trazer o melhor dos resultados.
Cristiano Tieres com 3 pontos em 3 é o Key player da equipa.
 
 

CCD Corvos do Lis
5º lugar com 6 pontos
7 pontos de tabuleiro

É sempre difícil prever os resultados de uma equipa quando não a conhecemos, nem tão pouco os seus atletas. A concludente vitória sobre o ADAC e o empate obtido frente ao CX Montemor-o-Velho são no entanto um cartão de visita que colocam esta formação praticamente ao nível da nossa equipa.
Jogam também um fim de semana decisivo ao defrontarem a Académica de Coimbra C no sábado, numa partida que deverá ser muito equilibrada e jogarão todo o futuro na classificação geral na partida contra o Colégio Português.
Diria que ambos os jogos são de tripla.
Caso obtenham vitorias em ambos estarão surpreendentemente a disputar o titulo da serie deixando tudo para o ultimo fim de semana.
A ver vamos ...
Alberto Negrão e Gonçalo Francisco são totalistas e tem 2 pontos em 3.

 
A A Coimbra C
6º lugar com 5 pontos
4 pontos de tabuleiro

O clube de Coimbra tem sempre como handicap a formação que apresentam a cada jogo que pode variar imenso de uma jornada para a seguinte. Assim tudo depende da equipa que possam apresentar em Montemor. Têm capacidade e atletas para lutarem pelos lugares cimeiros como jovens que apenas podem aspirar a bons resultados.
Com duas derrotas em três jogos, o titulo na serie parece ser já uma miragem estando no entanto certamente na sua mira lutar pela primeira metade da tabela.
Jogam contra a AX Pedro Hispano onde são favoritos e contra os Corvos do Lis onde tudo estará em aberto.
Apenas João Oliveira e Ricardo Gomes disputaram mais do que um jogo.
A equipa já utilizou 10 atletas em 3 jogos!!


ADAC Charneca (Pombal)
7º lugar com 3 pontos
1 ponto de tabuleiro

Formação com apenas 6 atletas e que foi derrota nos jogos que disputou. Terá que tentar tudo para inverter essa tendência, tendo no sábado pela frente a nossa formação e no domingo o líder da prova.
Fim de semana difícil, em que os seus adversários são teoricamente mais fortes, mas lutarão certamente para fazer uma surpresa.
Jorge Barrento e Angelo Monforte são os dois atletas que conseguiram pontuar.

Finalmente.

AX Pedro Hispano B
8º lugar com 3 pontos
0 pontos de tabuleiro

Esta jovem formação conta também por derrotas os jogos disputados e logo por concludentes 4-0. Apresenta-se-lhes outro difícil fim de semana onde poderão tentar fazer uma surpresa frente a AA Coimbra C, sendo difícil supor com conseguirão um resultado positivo frente ao líder da prova no domingo.


os dados estão lançados, bom fim de semana e boons jogos ... 

 
 


Campeonato Nacional da 3ª Divisao



Alteração de local:

Fomos informados que o local de realização da jornada concentrada do próximo fim de semana foi alterado.
Assim e por motivos imprevistos os encontros ficam agendados para o ESPAÇO ALCAÇOVA em Montemor-o-Velho


VI Torneio 61 minutos KO



Na passada quarta-feira dia 12.03, com a alegria de uma sala cheia e particularmente internacional, graças ao Cristiano Tieres e a Sílvia Rodrigues que vieram acompanhados de um simpático casal oriundo da RP China, realizaram-se 3 encontros a contar para o VI Torneio 61 minutos KO.


Uwe Kahler defrontou Arnaldo Ferreira que se estreava nesta edição da prova.
Uwe Kahler com um jogo simples, sem erros, acabou por vencer o jogo assumindo assim a liderança da prova e demonstrando ser o mais importante candidato à vitoria na prova, ele que é o detentor do titulo.
Arnaldo Ferreira demonstrou combatividade, mas tal não foi suficiente frente ao seu cotado adversário e dessa forma entrou na prova a perder.

Outro encontro da noite opunha Miguel Loureiro, que vinha de uma vitória importante frente a Albano Ferreira e Fernando Leitão que pelo contrario vinha de uma derrota frente a Jose Guimarães.
Miguel Loureiro voltou a apresentar algumas dificuldades no meio do jogo que desta feita foram aproveitadas plenamente pelo seu adversário.
Assim Fernando Leitão volta ao cimo da tabela classificativa.

Finalmente o encontro entre Albano Ferreira e Jose Guimarães.
O primeiro saiu melhor de uma abertura pouco ortodoxa, atacou quanto baste no meio do jogo, parecendo por vezes ter o jogo dominado.
Jose Guimarães defendeu tudo aquilo que havia para defender por vezes encontrando lances únicos para evitar a derrota, mas no final conseguindo trocar as peças acabou por equilibrar a partida.
Com o jogo claramente empatado em igualdade de material e sem possibilidade de forçar qualquer entrada coube a Albano Ferreira propor empate, Jose Guimarães ainda tentou mas resignou-se pouco depois aceitando o empate.
De notar que Albano Ferreira nessa altura tinha cerca de 20 segundos no relógio, enquanto o seu adversário tinha cerca de 11 minutos.

A atitude de "cavalheiro" de Jose Guimarães foi contestada por Fernando Leitão que na jornada anterior tinha perdido por tempo numa posição também empatada.

Devo pessoalmente afirmar que contra o Fernando Letão:
1) não me foi proposto empate
2) a posição de jogo criada foi-o devido apenas ao tempo do Fernando
3) não havia igualdade de material
pelo que a situação não foi igual e acredito em boa fé não ter favorecido ou prejudicado ninguém.

Assim no final da noite:

Uwe Kahler - Arnaldo Ferreira ..... 1-0
Jose Guimarães - Albano Ferreira... =-=
Migual Loureiro - Fernando Leitão . 0-1

Classificação Geral

1. Uwe Kahler ......... 2
2. Fernando Leitão .... 2
3. Jose Guimarães ..... 1,5
4. Miguel Loureiro .... 1
5. Albano Ferreira .... 0,5
6. Cristiano Tieres ... 0
7. Arnaldo Ferreira ... 0

As partidas continuam-se a disputar as quartas feiras e nesta primeira fase sem datas ou confrontos previamente agendados.


quarta-feira, março 12, 2014

VI Torneio 61 min KO


Disputaram-se na passada quarta feira dia 05 de março, mais dois jogos referentes ao nosso VI Torneio 61 minutos KO.

O regressado Miguel Loureiro defrontou Albano Ferreira, num jogo que o segundo foi coleccionado pequenas vantagens até conseguir uma posição vencedora.
No entanto perante um final em que teria apenas contrariar o contra jogo adversário para promover o seu peão e triunfar, deixou Miguel Loureiro promover com xeque e levar vantagem.
Assim Albano Ferreira viu o esfumar o ponto em detrimento de Miguel Loureiro que entra a vencer.

No outro encontro da noite Fernando Leitão moralizado pela vitoria frente a Cristiano Tieres na semana anterior defrontava Jose Guimarães.
Fernando Leitão entro bem no jogo, conseguiu alguma vantagem mas o jogo foi mantendo em aberto múltiplas possibilidades para ambos os lados.
No final a que se chega Fernando leitão aparenta ter vantagem decisiva, mas um simples lance permite contra jogo a Jose Guimarães que acaba por triunfar por tempo.
Quando Fernando Leitão vê esgotado o seu tempo a posição estaria empatada.

Assim:

Fernando Leitão - Jose Guimarães .. 0-1
Albano Ferreira - Miguel loureiro . 0-1

A classificação é a seguinte:

1. Miguel Loureiro ....... 1
1. Uwe Kahler ............ 1
1. Jose Guimarães ........ 1
4. Fernando Leitão ....... 1
5. Cristiano Tieres ...... 0
6. Albano Ferreira ....... 0

Foram até ao momento disputadas apenas 4 partidas.
Hoje continuaremos a disputar este torneio