terça-feira, agosto 19, 2014

Ponto Final


Após 11 anos de actividade ininterrupta chegou o tempo de fechar as portas.

Primeiro com a AXGE (Academia de Xadrez da Gafanha da Encarnação) e mais recentemente com o NEGE (Novo Estrela da Gafanha da Encarnação), lutamos com todas as armas que tínhamos para fazer face a todas as adversidades com que nos íamos confrontando.

Fizemos centenas senão milhares de jogos por esse mundo fora.
Tivemos atletas que representaram Portugal condignamente (por exemplo Susana Ferreira no Campeonato Mundial na Argentina).

Jogamos contra campeões mundiais (Uwe Kahler - V.Anand disputado em Islamabad na India)

Conseguimos individualmente e colectivamente resultados relevantes a nível distrital e mesmo nacional.

Mas chegou o momento em que a luta deixa de fazer sentido.
Assim no final da época abraçaremos outros projectos que a seu tempo serão do conhecimento publico.

Embora não deva como é obvio enumerar todos aqueles que foram importantes para o desenvolvimento do xadrez na Gafanha da Encarnação, até porque correria o risco de esquecer alguém, devo ni entanto deixar aqui dois nomes incontornáveis.

Eduardo Conde presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação até 2013 que sempre mostrou uma enorme vontade e disponibilidade para encontrar soluções para os problemas que lhe iam sendo colocados.

Mais recentemente a toda a direcção do NEGE que foi incansável na tentativa de que a modalidade não terminasse no clube e na freguesia.

A todos os atletas, pais, colaboradores, directores, todos aqueles que de uma maneira ou outra acreditaram no clube e me acompanharam durante estes últimos onze anos o meu muito obrigado.


A todos um bem hajam e até sempre.

Jose Guimarães Silva



P.S. Este foi o ultimo post deste blog. e este será descontinuado.

  

 


II torneio Imperial de Aveiro






Realizou-se em pleno período de pré-férias e ferias de verão a II edição do Torneio Imperial de Aveiro, que se disputa em sistema suíço de 5 jornadas no Hotel Imperial no centro da cidade de Aveiro.

Os incansáveis Cristiano Tieres e Euler Moreira repetiram a presença no torneio embora sem poderem por diferentes razões comparecer a todos os cinco jogos agendados o que punha em causa desde logo a sua classificação no torneio.

Ainda assim Cristiano Tieres com 3 pontos em 4 jogos ficou classificado na 4ª posição, apenas sendo derrotado por Jose Padeiro, jogador que estava claramente acima do nível medio do torneio e que viria a vencer o mesmo.

Já Euler Moreira também disputando apenas 4 dos 5 encontros viria a somar 2,5 pontos terminando numa 13ª posição, uns furos abaixo do que seria normalmente capaz.

A classificação final foi a seguinte:

1. Jose Padeiro (s/clube) .... 4,5
2. Simão Pintor  (GX 113) .... 4,5
3. Pedro Marques (CX Sintra) . 4
4. Cristiano Tieres (NEGE) ... 3,5
5. Rafael Saraiva (CXC Port.). 3
6. Jose Margarido (profigaia). 3
7. Pedro Dias (C.Galitos) .... 3
...

Selecção Absoluta de Aveiro


Cristiano Tieres acabou por ser o único atleta do NEGE a representar a selecção de Aveiro, no I Torneio Inter Selecções distritais que se disputou no Luso.

A equipa de Aveiro foi representada por Gustavo Pires da AEJ, João Andias do Clube dos Galitos, Cristiano Tieres do NEGE e Vitor Carvalho da AEJ.

O torneio foi disputado apenas por 4 selecções, não estando presente nenhuma equipa a sul do Mondego, em sistema de eliminatórias.
Assim nas meias finais coube a Aveiro defrontar a equipa de Coimbra.
O resultado ficou pelo empate a 2, mas o sistema de desempate favoreceu a equipa do distrito de Coimbra.
O resultado que resolveu a contenda foi precisamente o do tabuleiro 3 onde Cristiano Tieres de negras perdia a partida frente a Daniel Cavaleiro da AAC.

Assim a selecção de Aveiro via-se a disputar o apuramento do 3º e 4º lugar frente à equipa do distrito de Porto que tinha sido vencida por Braga curiosamente também no desempate apos o 2-2 final, mostrando o equilíbrio presente no torneio.

No jogo mais importante do torneio Braga acabaria por triunfar sobre Coimbra por um concludente 3-1 sagrando-se assim vencedora desta primeira edição.

No encontro de apuramento para o 3/4º lugar Aveiro seria derrotada frente ao Porto por 2,5-1,5 com Cristiano Tieres, em final de época e com muitos jogos disputados, a ser decisivo ao falhar de novo sendo derrotado por Jose Rodrigues do GXP.

Deste modo coube a Aveiro "a fava", ficando na 4ª posição.